O que é BIM?

BIM (Building Information Modeling) consiste na representação digital e tridimensional das características físicas e funcionais de uma obra, contendo todas as informações necessárias para a execução, implantação, manutenção e gerenciamento do projeto de forma integrada e organizada.

Essas informações envolvem desde o próprio modelo das edificações até o seu orçamento, acompanhando todo o ciclo de vida, do início à finalização. As maquetes eletrônicas permitem ao usuário obter plantas, cortes e vistas de qualquer estrutura, o que possibilita acompanhar a evolução das etapas do projeto, simular cada detalhe de cada estrutura, além de atualizar o modelo a qualquer momento e em tempo real.

Importante destacar que o BIM não é um software, mas uma metodologia que utiliza essas ferramentas e integra profissionais de diferentes áreas na elaboração de um modelo virtual preciso e detalhado.

Não deixe de ler o artigo completo!

Origens e Evolução do BIM

O BIM teve suas origens nos Estados Unidos por volta de 1970. Naquela época, profissionais e empresas da indústria da construção notaram a importância de incluir mais informações nos projetos criados em softwares especializados. Isso levou ao desenvolvimento dos primeiros programas de CAD (Desenho Assistido por Computador).

Foi apenas na década de 80 que o termo “Building Modeling” começou a ser usado, destacando sua relevância na modelagem tridimensional com elementos inteligentes. Nos anos 90, o termo “BIM” foi oficialmente adotado como é conhecido atualmente.

Explorando as Possibilidades do BIM na Construção Civil

Você já se perguntou como o BIM pode transformar a indústria da construção? Essa tecnologia vai muito além de uma simples lista de peças para o departamento de Compras. 

Vamos explorar como pode ser aplicado em várias etapas de um projeto de construção e quais benefícios ele pode oferecer.

Estudo de Viabilidade

Durante o estudo de viabilidade de um projeto, permite uma análise detalhada de diferentes aspectos, como design, layout, ergonomia e estética. Com modelos digitais detalhados, é possível realizar análises topográficas, de iluminação, térmicas e acústicas. Além disso, o modelo BIM pode ser utilizado em outros programas para análises estruturais e de engenharia.

Planejamento

Na fase de planejamento, auxilia na análise do terreno e na simulação do projeto ao longo do tempo. Com recursos como o Projeto 4D, é possível simular a passagem dos anos e entender o comportamento da obra em relação a fatores como erosão e iluminação natural.

Orçamento

O BIM não só facilita o processo de planejamento, mas também auxilia na geração de relatórios de custos completos em tempo real. Alterações no projeto refletem nos relatórios de custos e quantidades, permitindo ajustes ágeis no orçamento da obra.

Construção

No canteiro de obras, é importante a coordenação 3D, que permite a análise conjunta dos diferentes modelos estruturais do projeto. Isso ajuda a identificar falhas rapidamente e a organizar o espaço conforme a construção avança.

Manutenção e Operação

Após a conclusão da obra, o BIM continua sendo útil na gestão dos ativos e na identificação de possíveis pontos de falha em sistemas de automação. A plataforma também facilita a comparação entre o projeto e a execução, ajudando na manutenção eficiente da obra.

Aumento da Produtividade

A produtividade é um dos principais benefícios ao adotar o BIM. A tecnologia agiliza todas as etapas do projeto, facilitando a rotina produtiva e as aprovações.

Integração de Equipes

Promove a integração de todos os setores envolvidos na obra, indo além dos departamentos de Projetos e Compras. A plataforma facilita o acesso de todos os envolvidos no processo, incluindo stakeholders externos como investidores e imobiliárias. Isso permite uma troca de informações constante e rápida, facilitando a tomada de decisão.

Maior Precisão

Proporciona uma precisão excepcional no desenvolvimento do projeto, permitindo diferentes níveis de análise da construção. Com isso, você e sua equipe podem mapear os pontos críticos da obra e realizar ações corretivas de forma eficiente.

Investir em BIM é investir em eficiência, economia e qualidade na construção civil. 

BIM e Laser Scan 3D

O BIM é um conjunto de processos para criar, comunicar e analisar modelos de construção. Ele ajuda na gestão de todo o ciclo de vida das edificações, desde a concepção até a manutenção e operação. O escaneamento 3D é importante para criar modelos digitais precisos, especialmente para edificações já existentes. 

Com tecnologias como laser scanners 3D e drones, podemos fazer levantamentos mais rápidos e precisos. Esses dispositivos criam uma nuvem de pontos que representa as superfícies dos objetos em um sistema tridimensional. Essa nuvem de pontos, junto com fotos capturadas, ajuda na modelagem e na inspeção dos ativos da edificação.

Tecnologia BIM e Projetos Sustentáveis

A utilização do Building Information Modeling (BIM) facilita a criação de projetos sustentáveis através de testes realizados no modelo da construção. Com o auxílio de softwares especializados, os profissionais podem definir diferentes materiais de construção e avaliar seu desempenho em questões energéticas, de conforto térmico e acústico.

Isso permite aos profissionais tomarem decisões mais embasadas na escolha de materiais que contribuam para reduzir a necessidade de iluminação e ventilação artificial. Além disso, o BIM possibilita rastrear a trajetória e o impacto do sol e do vento na edificação, auxiliando na seleção do posicionamento adequado de fachadas e esquadrias.

Conte com a Kemp 

A Kemp disponibiliza diversos serviços, como: levantamentos cadastrais, projetos de arquitetura, engenharia e gestão de obras. Além disso, a Kemp, empresa de engenharia e arquitetura, visa em serviços modernos com alta tecnologia para todos os seus clientes. 

Sabendo que este nicho vive em uma constante evolução, a Kemp investe em produtos que diferenciam as suas obras, podemos citar os levantamentos digitais que são feitos com Laser Scan 3D, além da metodologia colaborativa do BIM

Entre em contato!

O que é BIM?

BIM (Building Information Modeling) é uma metodologia que utiliza representações digitais tridimensionais das características físicas e funcionais de uma obra, integrando informações essenciais para todas as fases do projeto, desde a concepção até a conclusão.

Quais são os benefícios do BIM na construção civil?


O BIM proporciona aumento da produtividade, integração de equipes, maior precisão no desenvolvimento do projeto, facilita o planejamento, reduz custos e permite a criação de projetos sustentáveis.

Como o BIM pode ser aplicado na construção civil?

O BIM pode ser utilizado em diversas etapas de um projeto de construção, desde o estudo de viabilidade até a manutenção da obra, oferecendo benefícios como análises detalhadas, simulações, coordenação 3D, entre outros.