Laser Scan 3D e Matterport: qual a diferença?

Visualizar cada detalhe do ambiente sem estar presente fisicamente ou medir um amplo imóvel sem precisar de uma trena: o que um dia parecia improvável, hoje faz parte da rotina nas empresas da construção civil. Para se manter à frente em um mercado tão competitivo, as tecnologias são aliadas que ajudam a poupar tempo, garantir eficácia e, claro, economizar.  

Duas ferramentas que encantam qualquer um pela agilidade em mensurar e fazer a leitura digital de ambientes são o Laser Scan 3D e o Matterport. Mas, apesar de serem semelhantes fisicamente, os equipamentos apresentam características e resultados bem diferentes. Entenda como cada um funciona!  

Matterport 

É um equipamento para elaboração de tour virtual, fotos em 360º e pequenos vídeos. Conectado a um tablet ou celular, o Matterport captura as informações do ambiente e as transforma em um tour de 360 graus. Ao finalizar o trabalho em campo, o servidor da Matterport processa todas a imagens gerando um link que pode ser compartilhado. 

O grande potencial da tecnologia está na criação de modelos imersivos incríveis para a documentação da edificação. Uma grande vantagem para o mercado da construção civil, já que os clientes podem conhecer um apartamento ou acompanhar o andamento da obra sem precisar se deslocar. Esse “tour virtual” ainda pode ser realizado com óculos de realidade virtual, garantindo uma experiência completa.   

A ferramenta também possui uma nuvem de pontos, que capta as coordenadas do local e o recria virtualmente, em uma imagem 3D, que pode ser exportada para outros programas de modelagem.  

Laser Scan 3D 

É capaz de realizar o levantamento cadastral em terrenos e edificações, realizar o As Built de obras de engenharia, medições, entre outras funcionalidades. O Laser Scan 3D entrega a exatidão que projetos complexos exigem. 

Os seus feixes alcançam longas distâncias (cerca de 70 a 350 metros retilíneos). Assim a ferramenta cria uma nuvem com milhões de pontos, sem que seja necessário tocar as superfícies. Por captar informações detalhadas, as medidas são mais precisas e as imagens em 3D em alta resolução. Além informar as dimensões, o equipamento proporciona a visualização do ambiente como se o operador estivesse andando pelo espaço.  

O Laser Scan 3D ainda possibilita a obtenção das medidas de qualquer elemento com precisão. De maneira ágil, a tecnologia consegue colher até um milhão de pontos por segundo. Esses dados se transformam em um modelo 3D, que pode ser manipulado em softwares para desenvolver o projeto em BIM.   

Laser Scan 3D e Matterport: dá para usar os dois juntos? 

As duas ferramentas não devem ser encaradas de maneira isolada. Mas sim como um combo incrível para otimizar os resultados e oferecer um serviço mais acessível.  

O Matterport é um equipamento popular e fácil de ser transportado e manuseado. Por desenvolver o tour virtual com imagens de boa qualidade, imobiliárias, incorporadoras e construtoras procuram a Kemp neste serviço. Assim como para a documentação do acompanhamento da obra. Desta forma, o cliente consegue visualizar cada detalhe, de qualquer lugar onde estiver.  

Já o Laser Scan 3D é uma tecnologia exclusiva e que requer muitos cuidados ao ser utilizada. Por aqui, treinamos funcionários para serem especialistas no seu uso e conseguirem extrair todo o seu potencial. Com o auxílio da ferramenta, já fizemos mais de 300 levantamentos cadastrais e hoje 40% dos nossos levantamentos são feitos com o Laser Scan.  

A combinação de funcionalidades garante excelência nas entregas e prova que as tecnologias vieram para revolucionar o mercado da construção civil.  Conheça um dos nossos cases para entender como funciona na prática!