Quais são as principais etapas de um projeto?

Na construção civil, para garantir que o projeto de engenharia saia do papel, os dimensionamentos e desenhos precisam ser, acima de tudo, detalhados e traduzidos em um planejamento minucioso de todas as etapas. Com 14 anos de atuação, a Kemp desenvolveu os próprios métodos de planejamento para garantir excelência no gerenciamento de projetos e obras.

O planejamento torna o cronograma, orçamento e a entrega mais assertivos e quando é feito por uma equipe técnica e multidisciplinar munida das melhores tecnologias, consegue prever cada etapa, considerando o briefing do cliente, imprevistos e prazos de fornecedores. Entenda como o planejamento beneficiará o gerenciamento de projetos e obras e como a tecnologia pode ajudar!  

Análise do local e levantamento de informações 

Depois de alinhar todas as diretrizes com o cliente, a prática começa pelo estudo de campo onde a edificação será construída. É o momento para calcular todas as metragens do terreno, as variações do relevo, limites, interferências e detectar características que podem fazer total diferença para o projeto posteriormente.   

Complementar aos levantamentos topográficos e planialtimétricos, o levantamento cadastral é utilizado para atualização ou confirmação das reais características de uma área ou imóvel. Para o serviço, a Kemp utiliza o Laser Scan da Faro, ferramenta mais precisa, ágil e que não necessita de contato com a superfície.  

Por colher as coordenadas com mais assertividade, gera imagens 3D mais realistas. Também registra fotos digitais do imóvel, possibilitando obter visualizações 360° de cada área, para gerar um filme, integrar com outros sistemas, como as plataformas BIM, e utilizar para projetos e criações em realidade virtual. 

Uma vez que o arquiteto ou engenheiro está por dentro dos aspectos do terreno, ele saberá como o projeto será desenvolvido. A concepção do projeto é o momento para alinhar quais partes do briefing serão concretizadas ou requerem adaptações. Porque além das expectativas do cliente, também há os requisitos da NBR 15.575, as leis e o planos diretores municipais que podem barrar as vontades e exigir mudanças.   

Elaboração dos desenhos 

O caminho para transformar esboços e croquis em concreto é longo. Para otimizar o trabalho, o desenvolvimento do desenho arquitetônico está ganhando agilidade com soluções especializadas, como a metodologia BIM. Além do cuidado técnico, os alinhamentos feitos anteriormente também devem estar bem especificados no documento. 

O BIM é a mais avançada metodologia de gestão de projetos de arquitetura e engenharia. Permite que os projetistas trabalhem em um modelo central tridimensional. Uma espécie de canteiro de obra virtual, o projeto em BIM permite aos profissionais atuarem na modelagem e no gerenciamento de todas as etapas de uma obra. 

A metodologia inclui um conjunto de processos e tecnologias que possibilitam a representação digital das características físicas e funcionais de uma construção e o uso integrado de informações relativas a cada obra. Além de facilitar o trabalho para os profissionais envolvidos, equilibrando muito bem o custo e qualidade.  

Aprovação do cliente 

Na construção civil, nem sempre é fácil para o cliente entender toda a concepção do projeto. Os óculos de realidade aumentada podem ser uma ponte para essa compreensão. Imagina visualizar, in loco e em tamanho real, a disposição, o espaço e a altura da loja antes de sair do papel? A ferramenta empodera pessoas fora da área na tomada de decisão, garantindo uma aprovação sem mal entendidos.  

Definição de prazos  

Para cumprir a data de entrega acordada com o cliente, a obra precisa ter um calendário, com o dia para início, entrega de materiais e serviços de fornecedores definidos. O ideal é que a equipe inteira tenha acesso, assim todos ficam por dentro e conseguem acompanhar pendências e resolver atrasos.  

Na Kemp, para auxiliar no controle de demandas, foi criado o Workemp, uma plataforma que oferece um ambiente virtual exclusivo para a gestão do projeto. Pode ser acompanhado pelos gestores, permitindo ações corretivas assim que uma situação é identificada. Além da gestão de pendências, comporta diário de obra, gestão de tarefas, ata de reunião e muitas outras funcionalidades que facilitam o gerenciamento de projetos e obras. 

Orçamentos 

Já que a previsão da obra está decidida, o orçamento de materiais e mão de obra também pode ser calculado. As tecnologias utilizadas anteriormente já evitaram um enorme desperdício de recursos e horas de profissionais. Portanto, o orçamento terá um valor mais acessível, possibilitando o remanejamento de investimentos para uma outra área de interesse. 

A plataforma Workemp também administra as despesas, definidas de acordo com o local, tipo de serviço e de projeto. Todo o lançamento entra automaticamente no centro de custo financeiro e na Conta Contábil. Cada usuário recebe uma conta virtual do usuário, para a baixa do adiantamento e controle de despesas.  

Execução e acompanhamento  

Se a mesma empresa que desenvolveu o projeto irá gerenciar a obra, será um serviço mais fluído, visto que já entende as necessidades do cliente. Conforme suas características e escopo, os projetos podem exigir presença full time (todos os dias, o dia inteiro) ou part time (apenas em determinados períodos). Essa configuração é totalmente personalizável e varia com a demanda.  

Um planejamento bem elaborado aliado às tecnologias certas são capazes de reduzir custos e prazos, auxiliar na criação de estratégias, facilitar o gerenciamento de projetos e obras, controlar estoque de materiais e ajudar na fiel execução de projetos. Com 14 anos de experiência e grande defensora da tecnologia na construção civil a Kemp é pioneira no país no uso de soluções e ferramentas tecnológicas visando sempre a transparência e alta excelência.