Qual a Diferença entre BIM e Revit?

Entender as diferenças entre BIM e Revit é fundamental para quem busca aprimorar seus projetos ou expandir seu conhecimento na área da construção. Embora confundidos, esses dois conceitos desempenham papéis distintos no processo de modelagem e gestão de construções. 

Este artigo explora as principais diferenças, abordando o que é BIM e como é aplicado na engenharia e construção, além de discutir o conceito de Revit e suas características em relação a outras ferramentas de modelagem.

Por fim, oferecemos um comparativo entre BIM e Revit para uma compreensão mais clara das diferenças entre eles. Não deixe de ler o texto completo e amplie sua compreensão sobre estes importantes conceitos da indústria da construção.

 O Que é o BIM e Como é Aplicado na Engenharia e Construção?

BIM, ou Modelagem da Informação da Construção, é uma plataforma colaborativa que utiliza modelos digitais 3D para representar todos os aspectos de um projeto de construção. Isso inclui informações detalhadas sobre os elementos físicos e funcionais, como materiais, sistemas e processos envolvidos no projeto.

A metodologia BIM, ao invés de trabalhar com desenhos e documentos separados, integra as informações em um modelo centralizado e compartilhado que inclui desde o projeto até a construção e a manutenção do projeto.

No setor de engenharia e construção, o BIM é aplicado em várias etapas do processo:

Design em 3D

Criando modelos digitais para o design arquitetônico, estrutural e de serviços.

Coordenação

Facilitando a comunicação entre as equipes de design e construção.

Avaliação de Design

Permitindo revisões e otimizações antes da construção começar.

Listas de Materiais e Custos

Gerando automaticamente estimativas de custos e inventários de materiais.

Atualização em Tempo Real

Mantendo todas as informações do projeto atualizadas para todos os envolvidos.

Gestão do Ciclo de Vida

Acompanhando o projeto desde o início até a manutenção.

O que é o Revit e Como ele se Diferencia de Outras Ferramentas de Modelagem?

O Revit é um software desenvolvido pela Autodesk, utilizado para modelagem de informações da construção. Ele permite criar projetos de edificações em 3D, anotar o modelo com elementos 2D e acessar informações de construção a partir do banco de dados do modelo.

Se diferencia de outras ferramentas por várias características-chave:

  • Os elementos do modelo são objetos inteligentes que incluem informações paramétricas, como espessura, altura, material e propriedades térmicas, proporcionando uma representação detalhada e precisa;
  • A ferramenta permite a colaboração e coordenação em tempo real, pois possibilita o trabalho em um modelo centralizado compartilhado por diversos usuários e disciplinas;
  • Facilita a importação e exportação de dados em diferentes formatos e disciplinas, como arquitetura, estrutura e serviços MEP, promovendo a integração e a interoperabilidade;
  • Suas funcionalidades são adaptadas às necessidades específicas dos profissionais da construção e manutenção, oferecendo ferramentas especializadas para otimizar o fluxo de trabalho.

Comparativo Entre BIM e Revit

Enquanto o BIM é uma metodologia que pode ser aplicada com inúmeras ferramentas, o Revit é um software específico que facilita e auxilia uma fase da metodologia BIM em projetos de construção.


As ferramentas no Revit foram projetadas especificamente para oferecer suporte à metodologia, permitindo que os usuários criem um modelo estruturado e inteligente com informações armazenadas nele.

Conte com a Kemp

A Kemp disponibiliza diversos serviços, como: levantamentos cadastrais, projetos de arquitetura, engenharia e gestão de  obras. Além disso, a Kemp, empresa de engenharia e arquitetura, visa em serviços modernos com alta tecnologia para todos os seus clientes. 

Sabendo que este nicho vive em uma constante evolução, a Kemp investe em produtos que diferenciam as suas obras, podemos citar os levantamentos digitais que são feitos com Laser Scan 3D, além da metodologia colaborativa do BIM

É possível usar BIM sem o Revit?

Sim, é possível usar BIM com outras ferramentas além do Revit. BIM é uma metodologia que não está atrelada a um software específico.

Qual é mais vantajoso para pequenos projetos, BIM ou Revit?

Para pequenos projetos, o Revit pode ser mais vantajoso devido à sua facilidade de uso e recursos específicos para modelagem. No entanto, a metodologia BIM também pode ser adaptada para projetos de menor escala.

Como o Revit contribui para a sustentabilidade em projetos de Engenharia?

O Revit auxilia na sustentabilidade ao permitir simulações e análises que otimizam o uso de recursos e melhoram o desempenho energético dos edifícios.