Como o BIM otimiza as construções no varejo

Utilizada para a criação de modelos virtuais precisos das obras ainda em fase de projeto, a tecnologia BIM (Building Information Modeling) garante maior produtividade, minimiza erros, desperdício de material e reduz gastos em até 20%.  

O que ninguém tem dúvidas é de que a tecnologia traz ganhos em todos os processos da construção, até mesmo na mão de obra.  “Com o BIM no varejo, você multiplica a quantidade de itens que tem que corrigir na obra versus a quantidade de obras executada. Então, um cliente que abre 100 ou 200 lojas, se tiver 10 itens de R$ 3 mil para corrigir em cada obra, vira um valor astronômico. Às vezes, com o dinheiro de 10 obras, você faz 12 ou 13, mudando uma coisa simples lá atrás, no estudo”, afirma Rogério Moraes, CEO da Kemp. 

Referência nacional na aplicação de BIM em projetos de arquitetura e engenharia, a Kemp promoveu um evento para tratar da aplicação da tecnologia BIM no setor varejista. Com a presença de representantes de mais de 20 clientes da empresa – entre eles Santander,  Pernambucanas, Leroy Merlin, Lojas Americanas, Grupo DPSP, Grupo Fleury, Telhanorte, Extrafarma, Dasa, Centauro, C&A e Burger King –, o encontro contou com oito mesas, ao redor das quais os profissionais debatiam diversos temas relativos à implantação do BIM em suas respectivas obras. 

“Há dois anos, a gente teve a ideia de organizar o primeiro evento de BIM para o varejo porque, na verdade, não existe um case de varejo – projeto e gerenciamento – de BIM”, explica Moraes. “Trouxemos mais de 20 clientes com as suas equipes da engenharia, cada um com um entendimento. Eram empresas que estão implementando o BIM, empresas que não estão. E criamos um debate técnico”. Confira o vídeo do evento aqui

A representante da Lojas Americanas, Doris Helena,  esteve no evento para entender como o BIM pode ajudar a companhia em sua meta de dobrar o número de lojas no país de 800 para 1,6 mil nos próximos anos.  

Já Letícia Mansur, da Leroy Merlin, afirmou que a empresa vem implantando o BIM há cerca de seis meses, com a ajuda da Kemp. O uso da tecnologia otimizou o gerenciamento de obras. “Começamos a implantar em um modo parcial. Fazendo em 2D e transformando em uma construção virtual 3D para ver que surpresas a gente ia ter”, contou Letícia. “Neste primeiro projeto que a gente transformou em BIM, já conseguimos ver um ganho muito grande em compatibilização, em soluções para coisas que, na obra, iriam virar soluções paliativas ou gambiarras, que a gente viu em projeto para já levar para a obra prontas.” 

BIM no varejo já é realidade na construção civil da América Latina 

O BIM é um conjunto de processos e tecnologias que permitem a representação digital das características físicas e funcionais de uma construção e o uso integrado de informações relativas a cada obra, desde as etapas iniciais e a fase de projeto até a execução, chegando também à manutenção predial pós-obra e à demolição. A tecnologia já é largamente utilizada em países como Reino Unido, Estados Unidos, México, Canadá, Rússia, China, Portugal, França, Chile e Argentina.  

Além disso, a tecnologia não será uma exclusividade do varejo. Conforme projeção do governo federal, a metodologia BIM permite a ampliação da produtividade no setor de construção em 10% até 2028. A partir de 2021, o uso do método será obrigatório nas obras públicas realizadas no país. A estimativa do governo é de que a BIM garanta uma redução de custos de 9,7% nas construções. Mas, conforme estudos contratados pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a queda nos custos pode ser ainda maior, chegando a 20% com o BIM.  

Em maio do ano passado, o governo brasileiro lançou a Estratégia BIM BR. Coordenada pelo Ministério da Economia, a iniciativa conta com a participação da Casa Civil, da Secretaria de Governo da Presidência da República e dos Ministérios da Infraestrutura, Defesa, Saúde e Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e do Desenvolvimento Regional, buscando promover a modernização e a transformação digital do setor da construção.