Gerenciamento de Obras: 6 etapas fundamentais

Gerenciar uma obra não é apenas supervisionar tarefas. É uma função muito importante, que exige habilidades em gestão, comunicação e resolução de problemas.

O gestor deve garantir que todos os detalhes do projeto estejam alinhados, desde o planejamento até a execução. Isso inclui lidar com contratos, orçamentos, prazos e, especialmente, liderar equipes de trabalho. 

Seu objetivo é entregar a obra dentro do cronograma estabelecido, mantendo a qualidade e minimizando imprevistos. Conhecer os benefícios do gerenciamento de obras e as etapas fundamentais é necessário para o sucesso do empreendimento.

Por isso, continue lendo o artigo e saiba mais!

O significado e importância do gerenciamento de obras

Como já mencionado, o gerenciamento de obras é um serviço que visa garantir a realização de projetos arquitetônicos e de engenharia conforme planejado. Envolve a coordenação de todos os aspectos, desde o cronograma até o orçamento.

No Brasil, esse serviço é regulamentado pela Lei 5.194/1996 e é responsabilidade de arquitetos e engenheiros civis detectar problemas e encontrar soluções para evitar atrasos e manter o projeto no caminho certo.

Além de supervisionar pessoas, materiais e recursos, o gerenciamento de obras assegura a qualidade das atividades, promove a comunicação interna e garante o cumprimento do orçamento. Essa abordagem abrange todo o processo de construção para garantir que o resultado final corresponda às expectativas iniciais do projeto.

Quais são as 6 etapas fundamentais do gerenciamento de obras?

Estabelecer em conjunto com o cliente o escopo do gerenciamento

Defina claramente o que precisa ser feito e o que não deve ser feito, alinhando as expectativas do cliente desde o início.

Analisar minuciosamente todos os projetos antes do início da obra e esclarecer dúvidas com os projetistas

É de extrema urgência compreender cada aspecto do projeto para evitar erros e atrasos durante a execução.

Planejar a obra com detalhes, incluindo a documentação de todo o processo de gerenciamento

Certifique-se de que todos os documentos estejam em ordem e que cada etapa do projeto seja seguida adequadamente.

Realizar reuniões semanais com toda a equipe de projeto e obra

Escute as opiniões de todos os participantes e colete feedbacks para garantir uma comunicação eficaz.

Adotar uma visão de dona de obra, visando custos reduzidos sem comprometer a qualidade

Priorize a qualidade e eficiência, mantendo um olhar atento aos gastos excessivos.

Identificar e resolver as pendências ao longo da obra, garantindo sua conclusão sem pendências no final

Resolva qualquer problema imediatamente para evitar complicações futuras e garantir a conclusão bem-sucedida do projeto.

Benefícios do gerenciamento de obras

Redução de custos 

O gerenciamento de obras é um aliado na economia, ajudando a evitar gastos extras, inclusive em questões legais.

Acompanhamento e estratégia produtiva

Profissionais de gerenciamento garantem que as atividades sigam o planejamento, mantendo qualidade e custo dentro do previsto. 

Entenda, atrasar uma obra pode gerar custos adicionais. Como uma fachada, onde sem estar finalizada não se pode faturar, por exemplo.

Prevenção de problemas

Com a organização do cronograma, problemas podem ser identificados e solucionados preventivamente, evitando atrasos e custos extras.

Controle eficiente de estoque

O gerenciamento permite um controle mais preciso do estoque de materiais, resultando em economia direta. O objetivo é fazer com que o cliente invista em sua obra no momento certo, sem perdas ou desperdícios de materiais.

Fidelidade aos projetos

Coordenando a mão de obra e antecipando alterações, o gerenciamento mantém a execução fiel aos planos originais.

Melhoria da qualidade

Processos mais padronizados reduzem erros e garantem um padrão de qualidade mais alto.

Comunicação aprimorada

Facilita a comunicação entre equipes, tanto no canteiro quanto no escritório, com o auxílio de tecnologia para diálogo remoto.

Conte com a Kemp 

A Kemp disponibiliza diversos serviços, como: levantamentos cadastrais, projetos de arquitetura, engenharia e gestão de obras. Além disso, a Kemp, empresa de engenharia e arquitetura, visa em serviços modernos com alta tecnologia para todos os seus clientes. 

Sabendo que este nicho vive em uma constante evolução, a Kemp investe em produtos que diferenciam as suas obras, podemos citar os levantamentos digitais que são feitos com Laser Scan 3D, além da metodologia colaborativa do BIM

O que envolve o gerenciamento de obras?

O gerenciamento de obras abrange desde o planejamento até a execução, incluindo coordenação de equipe, contratos, orçamentos e prazos.

Quais são as responsabilidades do gerente de obras?

O gestor deve alinhar o escopo do projeto com o cliente, analisar minuciosamente os projetos, planejar a obra, realizar reuniões semanais, adotar uma abordagem de proprietário e resolver pendências ao longo da obra.

Por que o gerenciamento de obras é importante?

Garante que a obra seja concluída dentro do cronograma e orçamento estabelecidos, minimizando imprevistos e mantendo a qualidade.