Realidade Aumentada na Construção Civil

Quando o assunto é realidade aumentada (AR, do inglês augmented reality), a associação ao universo dos filmes é quase instantânea. Na prática, o mercado da construção civil ganhou um aliado para transformar a apresentação dos projetos. Antes restritos a projetos em 2D, com uso de softwares e plantas impressas. Em uma experiência de imersão, é possível ter acesso a todos os detalhes de uma construção antes mesmo do assentamento do primeiro tijolo. 

Frequentemente confundida com realidade virtual, a AR parte de outra premissa: trazer para o mundo real o holograma do que será feito no futuro. A intenção é que se possa tomar decisões comparando o real com holograma do que foi projetado. A tecnologia permite, ainda na fase de projeto, fazer as análises comparativas entre o que já existe e o que ainda está por ser concluído.  

Na fase de obra, compara a construção em andamento com o que foi projetado, mostrando as inconsistências de execução. Através dos óculos de realidade aumentada, conseguimos fazer projeções sobre o construído e checar se tudo está de acordo com o projeto. 

Visualização proporcionada pela AR 

A Kemp apostou no HoloLens, óculos de AR da Microsoft para a visualização plena das obras. Desde então, tornou-se muito mais fácil para o cliente entender um projeto. Com a ferramenta, pode-se enxergar todo e qualquer item projetado. Ambientes e layouts podem ser criados para verificar disposição, espaço, altura, enfim, ver um holograma do que se deseja no futuro para aquele ambiente. 

Na fase do projeto, modelado em revit com todas as especialidades, demonstra-se o que está sendo executado, projetando o holograma do futuro no local. Também pode-se disponibilizar as reuniões técnicas de obra para o cliente, através do Microsoft Teams.   

Já na fase de obra, com apenas uma pessoa utilizando os óculos, é possível transmitir a visualização para quem que não está presente, através de uma videoconferência no Teams, software da Microsoft. Ou seja, pode-se realizar uma reunião técnica sem ter que deslocar todos os envolvidos ao local da obra, reduzindo deslocamentos e, consequentemente, diminuindo gastos e riscos de acidentes de trânsito ou na própria obra.    

Entre os principais cases de trabalhos realizados pela Kemp com realidade aumentada há a loja da Leroy Merlin em Vitória, no Espírito Santo, onde executamos a construção virtual da unidade. O uso da tecnologia possibilitou ver in loco e em tamanho real a loja antes de ser construída, em um terreno somente com a terraplanagem. Toda equipe de engenharia e diretores foram reunidos para tirar dúvidas e visualizar o projeto através do holograma. 

Além de os projetos da Kemp serem elaborados com a metodologia BIM, que facilita a identificação de problemas e redução de custos, há a possibilidade de se ver o resultado em AR antes de dar início à execução. As projeções em realidade aumentada reduzem riscos e falhas no canteiro de obras, otimizando a produtividade em todos os processos e, principalmente, viabilizando uma entrega dentro das expectativas da marca. 

Saiba mais sobre o case da Leroy Merlin aqui