Projeto de Combate a Incêndio: Qual é a Importância?

A segurança das pessoas é fundamental em qualquer construção, sejam comerciais ou residenciais. Um projeto de combate a incêndio ajuda a determinar todas as medidas de proteção ao fogo necessárias em edifícios ou áreas de risco.

Seu objetivo é orientar na instalação de equipamentos, definindo suas características técnicas e os locais adequados para sua introdução. A falta de aprovação do corpo de bombeiros coloca um edifício em sério risco, mesmo com todos equipamentos obrigatórios.

Continue lendo o artigo para entender o que é um projeto de combate a incêndio, seus tipos, objetivos e importância.

O que é um projeto de combate a incêndios?

Um projeto de combate a incêndio é uma ferramenta importante para garantir a segurança de empreendimentos e edificações. Ele determina as medidas necessárias para áreas de risco e também orienta a instalação dos equipamentos indispensáveis.

Em resumo, trata-se de um documento que registra as estratégias de combate a incêndios, considerando itens como portas corta-fogo, sinalização de emergência, iluminação de saída, rotas de fuga, detectores de fumaça, extintores, redes de hidrantes e outros dispositivos.

Tipos de projetos

Existem 4 tipos de projetos que devem ser apresentados ao corpo de bombeiros:

  • PT – Projeto Técnico;
  • PTS – Projeto Técnico em casos específicos;
  • PTIOT – Projeto Técnico para Instalação e Ocupação Temporária;
  • PTOTEP – Projeto Técnico para Ocupação Temporária em Edificação Permanente.

Caso já exista um projeto, ele pode ser atualizado ou substituído pelo corpo de bombeiros. O órgão aceita modificações ou complementações, mesmo que o projeto técnico já tenha sido aprovado.

Quais são os objetivos de um projeto de combate a incêndio?

Os objetivos são:

Prevenir o início de um incêndio

Através da adoção de medidas de prevenção, como a instalação de sistemas de proteção contra incêndio, é possível reduzir as chances de um incêndio começar.

Controlar a propagação de um incêndio

Garantir que, em caso de incêndio, o fogo se espalhe de forma lenta e controlada, permitindo a evacuação segura de pessoas e bens.

Eliminar o fogo

O projeto de combate a incêndio deve prever sistemas que permitam a extinção do fogo de forma rápida e eficiente.

Quais são os elementos de um projeto de combate a incêndio?

Deve conter os seguintes elementos:

Análise de risco

 Identificação dos potenciais riscos de incêndio na edificação.

Medidas de prevenção

Definição das medidas preventivas, como sistemas de proteção contra incêndio e materiais resistentes ao fogo.

Medidas de combate

Definição das medidas para combater incêndios, como instalação de hidrantes, mangotinhos e extintores.

Medidas de evacuação

Definição das medidas de evacuação em caso de incêndio, incluindo sinalização de saídas de emergência e sistemas de alarme.

A importância de um projeto de combate a incêndio

A segurança de todos é a principal preocupação quando se trata de um projeto de combate a incêndio. Ele desempenha uma função importante em proteger não apenas os bens materiais, mas também as vidas humanas em situações de emergência. 

Um projeto bem pensado diminui o risco de incêndio, melhora as chances de evacuação segura e sobrevivência em caso de ocorrências desse tipo.

Conte com a Kemp 

A Kemp disponibiliza diversos serviços, como: levantamentos cadastrais, projetos de arquitetura, engenharia e gestão de obras. Além disso, a Kemp, empresa de engenharia e arquitetura, visa em serviços modernos com alta tecnologia para todos os seus clientes. 

Além disso, nossos projetos de combate a incêndios são elaborados por profissionais experientes e habilitados, e sempre aprovados pelo Corpo de Bombeiros.

Entre em contato conosco para saber mais sobre nossos serviços.