KEMP lança produto exclusivo – Entrevista com Barbara Kemp

O “Gerenciamento de Instalações” é uma resposta da Kemp a uma demanda vinda do setor industrial e de seus distribuidores, recentemente identificada. Aproveitando o lançamento desse novo produto o Informativo Kemp (IK) fez uma entrevista com Barbara Kemp, arquiteta, sócia fundadora da Kemp e a gestora de toda a área técnica da Empresa. 

IK: Baby, a Kemp é uma empresa que surgiu como gerenciadora de obras, certo?

Bárbara: Gerenciamento foi nossa primeira atividade, quase 10 anos atrás. Depois disso a Kemp cresceu muito, aumentou seu portfólio de serviços, trouxe profissionais de experiência, capacitou sua equipe, sempre seguindo sua diretriz básica, que é atender o cliente onde e no que ele precisa. Essa é a filosofia que nos impulsiona e motiva a estarmos sempre em transformação.

IK: Sempre atendendo grandes clientes…

Bárbara: É verdade! Não era uma estratégia nossa, mas aconteceu, basicamente por indicações. Nossa carteira acabou formada por grandes grupos como Walmart, Santander, Itaú, Renner, Caixa, TAM, Boticário, Natura e outros. Trabalhar com esses grandes grupos, mesmo quando ainda éramos pequenos, sempre foi um desafio bem vindo. O grau de exigência e o nível da concorrência são grandes motivadores a você buscar sempre ir além do seu limite e fazer o melhor. A experiência que absorvemos acaba sendo um diferencial importante no mercado.

IK: Esse é o segredo de um crescimento tão acelerado?

Bárbara: Acho que o segredo é olhar para dentro da Empresa tanto quanto se olha para o mercado. Antes de mais nada uma empresa é a soma de seus colaboradores e temos aqui uma equipe de funcionários muito especial, dedicada, responsável, multidisciplinar, integrada, criativa, se houver uma explicação para nosso sucesso começa com eles. Depois buscamos sempre aprimorar gestão e processos, desenvolver nossa própria tecnologia, trazer ideias novas. A ISO 9001, o selo verde GBC e a implantação da GPD – Gestão por Diretrizes seguem essa linha.

IK: Apesar desse crescimento a Kemp só criou um departamento comercial este ano?

Bárbara: Foi sim. É quase inacreditável que a Kemp tenha formado sua carteira basicamente por indicações mas esse foi nosso caminho. A criação do Departamento Comercial e de Marketing é mais um passo na nossa estruturação e estamos nos preparando para grandes ações em 2015. Nosso objetivo é sermos mais ativos no mercado, no sentido de participarmos de associações, fóruns, congressos, fazermos parcerias com escolas de ponta, formadoras de mão de obra e por aí vai… Já fizemos a renovação da nossa marca, estamos montando um novo site, mais moderno e dinâmico, trabalhando num novo material de apresentação, marcando presença nas redes sociais como aqui no Linkedin, e diversas outras ações.

IK: A estratégia é buscar outros mercados?

Bárbara: Sem dúvida, não basta buscarmos novos clientes para os produtos e serviços que já oferecemos, nossa proposta é ter um canal de comunicação ativo com o mercado tentando identificar novas demandas que possamos atender a partir dos skills e do expertise que acumulamos. Indo além, pensando fora da caixinha, como está na moda dizer.

IK: É desse conceito que surgiu esse novo serviço, o “Gerenciamento de Instalação”?

Bárbara: Exatamente! Algumas empresas nos buscaram atrás de soluções na área de instalação. São grandes empresas, com produtos fantásticos, lideres em suas áreas de atuação e que acabaram por uma exigência do mercado tornando a instalação uma extensão da venda.

Quando você imagina que por trás de uma instalação existe a logística de produção, a de treinamento e deslocamento das equipes, a de envio do produto e dos materiais de instalação, a de gerenciamento de estoques na obra, além do gerenciamento do processo de instalação em si, que nos casos de produtos de alto valor não permite erros, isso quando não é necessário monitorar a obra para conferir se as condições de instalação ainda são as do orçamento, então você não tem um quadro bastante complexo, que não necessariamente é core business da industria. É esse controle, esse gerenciamento de todo o processo que a Kemp está levando ao mercado.

IK: Esse é um serviço inovador?

Bárbara: Sim, principalmente porque trazemos nosso background como fator extra. Isso inclui nosso banco de dados de prestadores de serviços, nosso software de monitoramento e logística e toda a experiência de gerenciamento de obras. Nesse formato amplo, é sim um produto de formatação única.

IK: É a Kemp em busca de constante modernização…

Bárbara: É nosso DNA, tentar fazer melhor a cada dia e buscar soluções onde quer que elas estejam, sem ficar limitados a um padrão ou regra existente. O mundo vem mudando rapidamente, a própria tecnologia se reinventa muito rápido, por melhor que façamos algo temos que estar muito atentos às novidades, sejam técnicas ou na maneira de pensar uma solução, é o que os clientes esperam de nós e acima de tudo nosso compromisso com eles.