Inovações no gerenciamento de obras para conhecer

Quando o assunto é inovação, o mercado civil é um dos mais conservadores. Engenheiros e arquitetos mantêm algumas tradições da profissão, mas a competitividade do setor requer novidades. Para não ficar para trás, as empresas estão quebrando paradigmas e trazendo tecnologias do exterior – uma necessidade cada vez mais recorrente.   

De pequenas às grandes obras, um dos principais desafios é atender os objetivos, custos e prazos. Além de antecipar os pequenos problemas, que podem se transformar em grandes caso não percebidos antes.   

Para superar obstáculos, o gerenciamento de obras se tornou um nicho em ascensão. Aliado às novas tecnologias, que explicaremos a seguir, o gerenciamento é considerado uma ferramenta poderosa, capaz de reduzir custos, auxiliar na criação de estratégias, controlar estoque de materiais e ajudar na fiel execução de projetos.   

Como funciona a gestão de obras 

Na Kemp, o gerenciamento de obras é especializado, sistemático e enquadrado nas exigências da legislação. Todo o cuidado tem o intuito de potencializar os resultados técnicos, qualitativos e financeiros. Pode ser executado de diversas maneiras, de acordo com a necessidade de cada cliente. O procedimento também é influenciado pelas exigências técnicas de cada obra, podendo ser feito de maneira remota, presencial ou full time, durante toda a sua execução.   

Para manter um bom posicionamento, o mercado civil brasileiro está se transformando. Novos aparatos estão potencializando o trabalho do profissional que atua na execução de obras. Confira as novidades que surgiram recentemente e já fazem parte das grandes empresas!   

Software de Gestão  

A base para o bom desempenho do gerenciamento são processos mapeados e sistematizados. Na Kemp, isso é possível graças à plataforma Workemp, um software exclusivo de gestão, que também comporta o diário de obra online. Os funcionários, ao executarem uma vistoria, fiscalização, checagem, report fotográfico ou qualquer outra ação prevista, carregam os resultados na plataforma, os quais ficam imediatamente à disposição.  

O cliente também pode ficar por dentro se o cronograma está dentro do previsto e outras informações sobre o desempenho. É muita informação! Por isso, também é possível gerar um relatório em PDF e Excel.   

Uma construção envolve muitas pessoas. Manter equipes internas, externas e clientes atualizados é um desafio. Além dessa gestão, o gerenciador de obras possibilita desenvolver o planejamento e a logística e administrar prazos. 

No canteiro de obras, há vários dados que precisam ser coletados para controle. Ou seja, utilizar apenas uma planilha é inviável! Atualmente os softwares surpreendem com a alta capacidade de registro e processamento, que evitam desperdícios, ajudam a manter o planejamento de obras dentro do orçamento e preveem falhas. Apesar de ser uma novidade no mercado, a Kemp utiliza esse diário online há quase 5 anos.  

Realidade Aumentada  

Se você achava que os óculos de realidade aumentada eram uma exclusividade do universo do games, se enganou! Na construção civil, essa tecnologia possibilita o usuário caminhar pelo projeto arquitetônico e experimentar na prática, em um ambiente 3D, como será o resultado final. Para as construtoras, se tornou mais uma carta na manga para conquistar investidores e ganhar credibilidade.   

O principal objetivo é proporcionar uma experiência completa. O holograma é essencial para saber se o projeto está sendo executado conforme o projeto. Esse “tour virtual” permite que cliente participe das decisões ou mudanças. Se for uma loja, por exemplo, é possível entender na prática como ficará as gôndolas cheias de produtos ou o espaçamento destinado à circulação de pessoas. Na Kemp, para fazer essa “imersão” utilizamos o HoloLens, óculos de RA desenvolvido pela Microsoft.  

Escaneamento a Laser  

Com feixes de laser, emitidos em 360º, o equipamento é capaz de medir distâncias entre a superfície e o aparelho. Além de eliminar os erros humanos, é possível fazer o acervo em fotos digitais do imóvel, onde podem ser obtidas quaisquer medidas com precisão, permitindo que a qualquer momento se confirmem ou obtenham informações.  

No processo de captação dos dados via laser, também são obtidas fotos 360° de cada local, que ainda permitem que seja gerado um filme do local ou a integração com outro sistema, como trabalhar a realidade virtual. Uma ferramenta poderosa que possibilita otimizar o trabalho e compartilhar o resultado com os clientes.  

Como você pode ver, novidades no mercado não faltam! Para gerenciar uma obra ou elaborar um projeto, escolha uma empresa que domine as novas tecnologias e invista em profissionais capacitados.