Escaneamento a laser para preservação de monumentos históricos | Kemp Projetos |LaserScan

Após o incêndio que comprometeu o Museu Nacional do Rio de Janeiro e a Catedral de Notre-Dame em Paris, o laser scan foi colocado em pauta. A tecnologia faz a medição e digitalização em 3D, com alta precisão, das construções. Em 2015, foi utilizada para arquivar o máximo de informações e imagens da catedral francesa. Graças à ferramenta, a reconstrução de Notre-Dame será fiel e terá o prazo de apenas 5 anos para ser finalizada. Infelizmente, não foi feito o mesmo processo no Museu Nacional. 

O uso do escaneamento a laser 3D nos patrimônios públicos está se popularizando no Brasil. O município de Monte Santo (BA), localizado no sertão nordestino, foi o primeiro a estrear a tecnologia por aqui. A Igreja Matriz, inaugurada em 1791, foi escaneada em 2019, dias antes de ser consumida por um incêndio. A “sorte”, na verdade, foi resultado do trabalho de mestrado realizado pelo arquiteto Timóteo Ferreiro, que trabalha na Kemp há 10 anos. O estudo se propôs a aprofundar e ampliar o inventário arquitetônico da cidade. 

“O local é um marco na região, tendo sua construção finalizada em 1791. No entanto, não encontramos nenhuma documentação gráfica da igreja. Como a escaneamos antes do incidente, acredito que esse trabalho possa contribuir para a sua reconstrução de forma fiel ao modelo original, já que temos imagens tridimensionais precisas de como eram as estruturas da igreja, preservando assim a memória do patrimônio histórico e contribuindo para ações de restauração do edifício”, afirma Ferreira. 

Segundo o arquiteto, o valor histórico da cidade de Monte Santo foi um dos principais motivos para que ele a escolhesse como objeto de estudo. “A região abriga o primeiro monte sacro da América Latina, que é composto por um caminho de pedras de aproximadamente 2km a 490 metros do nível do mar, que constitui-se em um marco dos movimentos religiosos de peregrinação do Brasil”, afirma.  

A tecnologia em prol da memória histórica 

Foram quatro dias escaneando o sítio histórico tombado e mais seis dias de processamento a cidade com o equipamento FOCUS S70, um empréstimo da Kemp. Com a tecnologia de ponta, o equipamento custa em média R$ 300 mil. “Este equipamento veio dos Estados Unidos. Existem poucas unidades próprias no Brasil do Focus S70”, diz o arquiteto. Ele complementa que este Laser Scan terrestre é um dos principais do mercado e tem como diferencial o processamento das varreduras georreferenciadas rapidamente em campo.  

Dessa forma, o FocuS 70 portátil permite realizar medições de construções e objetos complexos de forma rápida, simples e precisa. Registra fachadas arquitetônicas, estruturas complexas, instalações de produção e de abastecimento, locais de acidentes e componentes de grande volume. Além disso, apresenta resultados realistas e detalhados de varreduras de até 70 metros cada.O equipamento usa um feixe laser que é direcionado aos objetos e permite capturar, visualizar e modelar tridimensionalmente cenas com alta precisão. 

No início no ano passado, o trabalho realizou com esse equipamento aproximadamente 100 varreduras pela cidade e Via Sacra. Foram priorizadas as áreas tombadas e de interesse do conjunto, no entorno da Serra do Piquaraçá e as Ruas Frei Apolônio de Todi, Coronel José Cordeiro, Barão de Geremoado e Rua das Flores.  

Após o escaneamento, foi possível gerar uma planta da cidade com informações sobre medidas e nível das ruas, dos lotes, das quadras e das edificações. Como resultado também é possível reunir modelos geométricos tridimensionais, volumétricos, das quadras do centro histórico com as respectivas edificações, de maneira a contribuir com a tutela e reconhecimento deste patrimônio nacional.  

O idealizador do projeto 

Nascido na zona rural de Monte Santo, a 352 km de Salvador, Timóteo Ferreira deixou a Fazenda Acaru, uma comunidade quilombola onde a luz elétrica chegou há 13 anos, para estudar em São Paulo. Após ter gabaritado a redação do ENEM e ter a opção de escolher cinco bolsas na faculdade, ele optou pela Uniban, em São Bernardo do Campo (SP). Ao se formar em Arquitetura, ele partiu para o mestrado, na Unicamp. 

Há 10 anos na Kemp, a história de Timóteo  na empresa tem muito para contar! Ele começou como estagiário e, nessa trajetória, se mostrou um ótimo profissional. Nas vistorias ou se reunindo com as equipes de projetos arquitetônicos e complementares, Timóteo é referência para os colegas.A sua dissertação de mestrado já foi convidada a ser publicada em três revistas da área. Além de tornar Monte Santo o primeiro município do país a ter monumentos escaneados a laser, claro! 

O processo de escaneamento digital de Monte Santo é uma das etapas da pesquisa de mestrado de Ferreira. Realizado sob orientação da professora doutora Regina Andrade Tirello para o programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Tecnologia e Cidade da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). 

As principais igrejas da via sacratambém tiveram suas estruturas transformadas em imagens 3D.

“Ter os registros destes edifícios históricos é importante para acompanhar os processos de tombamentos, caso ocorra alguma irregularidade e para a difusão destes bens culturais” , diz o arquiteto.

Percebendo a importância do projeto, a Kemp decidiu criar um programa social para escanear outras cidades. Assim, futuramente, estaferramenta online permitirá que os internautas visitem sítios históricos escaneados, conhecendo virtualmente suas ruas e edificações.

O projeto teve visibilidade em diversos veiculos de comunicação, que listamos a seguir:  

//aloalobahia.com/notas/cidade-do-sertao-baiano-e-a-primeira-do-pais-a-ter-seus-monumentos-escaneados-por-laser

//www.salvadornoticias.com/2020/03/monte-santo-na-bahia-e-primeira-cidade.html

//www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cidade-baiana-e-a-primeira-do-brasil-a-ter-monumentos-escaneados-em-3d/

//www.faroldabahia.com.br/noticia/monte-santo-na-bahia-e-a-primeira-cidade-no-brasil-a-ter-monumentos-escaneados-por-laser

//www.acordacidade.com.br/noticias/225926/monte-santo-e-a-primeira-cidade-do-pais-a-ter-seus-monumentos-escaneados-por-laser.html

//www.correio24horas.com.br/noticia/nid/rede-pestana-deixara-de-operar-o-bahia-lodge/