Levantamento a laser 3D: tecnologia a favor da precisão

Ferramenta realiza levantamento a laser em qualquer tipo de edificação

Uma parte obrigatória na construção civil, o levantamento cadastral reúne as elevações e posicionamento geográfico da área. Desde 2017 fazemos esse serviço utilizando o escaneamento a laser 3D. Capturamos os dados da realidade em uma nuvem de pontos, que são processadas gerando as medidas do local. Uma espécie de “Google Earth” do imóvel, tem grande precisão e uma simulação perfeita.  

Sem necessariamente ter contato com a superfície, as informações coletadas pela ferramenta são transformadas em nítidas imagens 3D. Por aqui, para fazer este serviço optamos pelo Laser Scan 3D, uma combinação de hardware e software importados da empresa norte-americana FARO. Além da assertividade, a tecnologia permite registrar fotos digitais do imóvel, possibilitando obter as medidas com precisão e imagens em 360° de cada área. O resultado final é superior a uma fotografia, pois além informar as dimensões, é possível visualizar o ambiente como se estivesse andando pelo espaço.  

Ao contrário da trena, a ferramenta reduz os erros humanos do processo. Assim, reduzimos custos e prazos de entregas e otimizamos toda as etapas da obra. 

Levantamento a laser 3D: tecnologia a favor da precisão na Arquitetura de varejo.

Como o 3D Scan funciona no varejo

As marcas do varejo estão migrando para o interior na busca de outro perfil de consumidor. É uma expansão necessária, mas complexa. Para levar a estrutura das lojas instaladas nos grandes centros urbanos, as empresas de engenharia civil se apoiam nas inovações tecnologias. Assim conseguem manter o padrão de qualidade, mesmo em regiões mais afastadas.  

Uma das experiências mais marcantes da Kemp com este tipo de projeto foi em 2019. Atendemos a quarta maior empresa varejista do Brasil: as Lojas Americanas. Um cliente importante para a Kemp, com aproximadamente 1320 estabelecimentos de vendas em todo o país. A marca queria inaugurar uma unidade em Breves, no Pará. Uma estratégia audaciosa, visto que a cidade está a 12 horas de barco de Belém, único meio de transporte acessível para chegar na região. Para ter uma ideia, nem o Google Maps encontrava o lugar! 

Neste projeto fomos responsáveis por todas as etapas: projetos de arquitetura e engenharia, levantamento, execução, planejamento e gerenciamento da obra, até a entrega das chaves. Acreditamos totalmente no sonho do cliente! Levamos para Breves a tecnologia do Laser Scan para o levantamento cadastral e posterior a execução de projetos arquitetura e complementares – sempre com excelência.  

Hoje, ao relembrarmos desta entrega, vemos que o escaneamento laser 3D foi essencial. A ferramentas facilitou e otimizou o trabalho contribuindo para o seu sucesso e não temos dúvidas que por aqui, a distância não é um problema! Nos especializamos em uma gestão transparente e sistemática e podemos atuar em qualquer lugar!