Como funciona o BIM 4D?

Se a metodologia BIM 3D já parecia surpreendente, por possibilitar a identificação de problemas e interferências dos projetos de arquitetura e de engenharia antes de serem executados, o BIM 4D ultrapassa as expectativas. Essa ferramenta, nova no mercado brasileiro de construção civil, acrescenta uma outra dimensão: o tempo.  

O BIM 3D é voltado à representação – tridimensional e virtual – da edificação, possibilitando visualizar e desenvolver paralelamente o projeto arquitetônico e de engenharia. Já o 4D agrega na metodologia a sincronização do projeto digital com o cronograma proposto.  

O sistema 4D viabiliza um planejamento visual. Na tela do computador, em um modelo 3D, é possível acompanhar a evolução da obra, no tempo estipulado pelo cronograma. Os engenheiros e arquitetos conseguem simular tanto situações críticas quanto rotas de deslocamentos dos materiais. Desta forma, se necessário, realizam mudanças prévias, evitando desperdícios e retrabalhos.  

Benefícios do BIM 4D 

As vantagens do modelo auxiliam os profissionais em todas as fases: projeto, planejamento, execução, custo e até fornecedores. Por proporcionar a visualização do planejamento versus o que foi construído, para o cliente torna-se mais fácil compreender o andamento da obra e as atividades que estão sendo desenvolvidas.   

Quando o gerenciamento é guiado por planilhas, muitas informações se perdem no meio do caminho. O modelo 4D centraliza todos os dados relevantes, minimizando as falhas comunicacionais, um dos principais obstáculos na execução de grandes projetos. 

Para além da verificação do estágio da obra, esta metodologia pode ser aplicada no alinhamento da logística e transporte de materiais, evitando interferências. O BIM 4D também é útil para criar orçamentos mais assertivos, uma vez que também possibilita a montagem de um acervo com as estatísticas de obras anteriores.  

Case Kemp 

Em parceria com a Leroy Merlin, a Kemp conseguiu colocar em prática todos os benefícios propostos pela metodologia 4D. A unidade “privilegiada” será inaugurada em Santos (SP). Nesse formato, fazemos o acompanhamento do cronograma por meio modelo projetado, que foi desenvolvido pela Kemp. Nele, conforme a obra vai acontecendo, tudo vai sendo atualizado.  

A cada semana, à medida em que vamos acrescentando os upgrades na plataforma, a construção virtual se desenvolve. Para combinar os dados dos mundos “real e virtual”, estamos utilizando softwares modernos e robustos para que a informação fique o mais clara possível para todos os envolvidos. Em campo, o diário de obras, atas de reuniões e tour virtuais, usamos o Workemp, plataforma de gestão de engenharia, para tornar a comunicação mais transparente e fluida. Uma peça fundamental!  

Todos os profissionais e fornecedores têm acesso ao projeto atualizado, através do QR code que está distribuído pelo canteiro. A obra também recebeu a “visita” de algumas tecnologias, como tour e vídeos 360º para registrar cada etapa. A experiência do gerenciamento 4D está sendo muito construtiva para a Kemp, para a equipe de projeto e para o time de acompanhamento da obra. Conheça outros cases aqui!